Salve amigos/amigas - leitores/leitoras!
Como eu havia prometido, colocamos no blog, parte da entrevista realizada no programa COMANDO GERAL NORTE/SUL da nossa amiga Márcia Sória realizada em 17 de Abril de 2.012. Próximamente, colocarei os outros assuntos abordados (família com relação a drogadição - antes - durante e depois), mas separamos aqui um trecho em que falávamos sobre substâncias, específicamente sobre a maconha, pois várias pessoas telefonam, tem curiosidade e querem saber mais sobre essa planta tão falada e comentada, mórmente hoje; prá mim só pode ser brincadeira, mas é real: 20 de abril , nos EUA (extra-oficialmente) é comemorado o Dia Internacional da Maconha (hare baba).
Só a título de curiosidade tudo começou no estado da Califórnia como código para os "fumantes" da Escola Secundário San Rafael.
Gostaria de salientar também, que não estou fazendo campanha nem contra, muito menos pró óbviamente; a finalidade do Blog e lógicamente minha finalidade é esclarecer, falar sobre, para que as pessoas conheçam um pouco mais e possam discernir, posicionar-se, e saber como agir para que não aconteça em suas vidas e, talvez na vida de seus entes queridos, o que aconteceu comigo e com uma legião de amigos, afilhados, entes muito queridos para mim que passaram por uma verdadeira via-crucis em função do uso indiscriminado de substâncias.
Então, fica difícil falar sobre criminalização ou não criminalização de substâncias como a maconha por exemplo, quando temos o álcool e o tabaco que não são inseridos nesse contexto o que para mim caracteriza um verdadeiro absurdo.
Dito isto, gostaria de salientar que a OMS (Organização Mundial de Saúde) atesta que o uso de maconha (continuadamente) prejudica o desempenho cognitivo (capacidade de aprendizagem).
Estudos também comprovam que o uso prolongado da Cannabis favorece o desenvolvimento de câncer, pois a fumaça possui 50 a 70% mais hidrocarbonos cancerígenos em comparação ao tabaco. (câncer no sistema respiratório e reprodutor). Se acompanharem a entrevista, vão ouvir que digo então não ser tão natural assim como os defensores da erva preconizam.
Finalizando para que vocês possam ouvir a entrevista, o uso regular trás em seu ombro o dobro de risco de surtos psicóticos e esquizofrenia, transtornos de ansiedade e depressão, não sendo tão light, tão zen como querem alguns.
Espero que gostem, mas acima de tudo espero que realmente sirva ao propósito a que se destina ou seja: informar através da experiência e conscientizar sobre os malefícios da dependência química.
Agradecimentos a Rádio Norte/Sul AM.1550 - afiliada JOVEM PAN - Jacarezinho - PR
www.radionortesul.com.br/
Erik Saliba - diretor / Márcia Sória - comunicadora/apresentadora
Parabéns Benatti, creio que o caminho é este.assiti tua entrevista na íntegra. Certamente para mim a melhor opção. Valeu!!!
ResponderExcluir