BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE

Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA DO AMIGO, família Ê, família Á, família!!!!!!!!!!

o meu coração e o teuRecados Orkut
Amigos
Olá mais do que nunca amigos e amigas!
Novos amigos que estou amealhando, velhos amigos que não me abandonam (graças a Deus), futuros amigos! Boa noite a todos.
O dia do amigo é popularmente comemorado hoje 18 de abril, mas oficialmente é comemorado em 20 de julho; então, prá não ficarmos de fora, comemoraremos nas duas datas mesmo porque hoje, como eu já disse há algum tempo atrás aqui mesmo no blog, conheço o significado de uma verdadeira amizade.
Amigos que passaram por minha (nossas) vidas, que tiveram de se distanciar geográficamente, mas que estão sempre nas nossas (minhas) orações, em meu pensamento e principalmente no meu coração; amigos dos bons momentos e dos maus momentos.
Cito novamente o que disse na postagem "A amizade sincera é um santo remédio...": Não preciso de um vai dar tudo certo!
Eu preciso de um " vou estar aqui até mesmo quando as coisas derem errado ".
Tenho alguns muitos amigos que tenho certeza se comportam dessa maneira, e agradeço a Deus também por tê-los colocado em meu caminho.Então, recentes, constantes, velhos e futuros: FELIZ DIA DO AMIGO!
Obrigado por vocês existirem.
E por falar em amigo, estive ontém novamente no programa da "minha amiga querida" Márcia Sória na Rádio Norte-Sul AM.1550 afiliada Jovem Pan de Jacarezinho e aproveito a oportunidade para agradecer a todos os profissionais que lá trabalham, pois me recebem sempre de braços abertos para que eu possa divulgar meu trabalho.Grazie per tutto! Ah, o programa da Márcia é o Comando Geral Norte/Sul e vai ao ar todos os dias das 14 às 18 hs. Sexta feira próxima, colocarei no blog na íntegra a entrevista cujo tema foi a família no processo de recuperação do dependente químico.
Por ora, vou comentar algumas coisas ditas durante o programa rápidamente.
Começo dizendo que a Dependência Química ou a doença da Adicção, é uma doença progressiva, incurável e fatal; o dependente se torna doente e a família por sofrer todas as consequências da adicção do "ente querido", torna-se co-dependente ou seja: o ente querido necessitará de ajuda, de tratamento, e a família por sua vez também.
O telefone toca na casa de um dependente 2, 3 horas da manhã, e um sem número de mãos acorrem ao telefone para atendê-lo. É um sufoco, não sabem onde o cidadão (ou cidadã) se encontra, já pensam o pior, aconteceu um acidente, foi preso, morreu, e por aí vai. Verdadeira tortura emocional.
Então, reproduzo 3 tópicos do folheto do AMOR EXIGENTE-FEBRAE-REGIONAL PALMITAL que diz o seguinte:
SÃO DIREITOS INALIENÁVEIS DOS PAIS, RESPONSÁVEIS (pessoas que tem no seios de sua família, um dependente (a) químico:
Direito a ter noites de sono bem dormidas, sem se preocupar, sem ser acordado abruptamente.
Direito a morar em um casa limpa, organizada, receber cooperação nos trabalhos domésticos e cortesia em sua casa.
Direito a não ser desconsiderado, nem maltratado sob pretexto ou forma nenhuma.
A "Família" é o alicerce no processo de recuperação; existem famílias em que o pai ou a mãe (irmãos,tios,maridos,esposas etc...) bebem demais ou se utilizam de "outras drogas. O embrião no caso de uma gravidez, já está bebendo ou utilizando outras substâncias conjuntamente pois, assim como o alimento vai da da mãe para o filho (a) via cordão umbilical, também vão todas as substâncias utilizadas por ela. Em tempo, essa transmissão de substâncias via cordão umbilical trará reflexos ao feto e é o que a medicina chama de genética.
O que vejo ocorrer grandiosamente nas famílias, são as chamadas Adicções Sociais, e no caso da família que têm um ente querido em recuperação, a família também deverá abrir mão, deverá abster-se de substâncias e/ou comportamentos nocivos dentro de casa.
O que ocorre nas famílias?: uso/abuso de bebidas alcoólicas ( e o dependente que se utilizava de outras drogas, geralmente também é dependente do álcool, pois na maioria dos casos a dependência é cruzada), uso/abuso de cigarros, medicamentos (remédios para emagrecimento, contra insônia), comida demais, compras demais, jogos demais, e tudo isso denota compulsividades latentes.
Ouço muito familiares dizer: quem usava drogas, quem bebia demais, é meu filho, minha filha, meu marido, minha esposa e por aí vai, portanto, quem não pode usar é ele (ela) correto?
Sim e não.
Quando trabalho com os dependentes, quando são encaminhados para comunidades, grupos de apoio, psicólogos etc, o trabalho exaustivo é o fazer o dependente enxergar isso mesmo, trazer a responsabilidade para sí, internalizar esse princípio ou seja: quem usava, quem bebia sou eu, e quem não pode fazer uso sou eu, não meus familiares. Correto? como disse anteriormente, sim e não.
Não posso ser tão simplista para aceitar isso como uma verdade definitiva. Se a família é o alicerce, o exemplo deverá partir dos familiares. Se algum membro da família exerce compulsividades dentro do lar, isto afetará diretamente ao dependente!, Lembrem-se, principalmente com relação ao álcool: Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. O álcool é o detonador, o estopim de todos os outros tipos de drogas. Se o dependente fizer uso do primeiro copo seja lá do que for, detonará o processo novamente, e fatalmente daí meia hora, uma hora, estará buscando sua droga de preferência.
Isso é a experiência que mostra para mim ao longo dos anos, e também é o que aconteceu comigo.
Como disse anteriormente, sexta feira próxima, postarei toda a entrevista no blog e aí poderão inteirar-se do assunto mais adequadamente.
Por ora me despeço, agradecendo a audiência e a paciência, com a música "Canção da América" na voz do 14 BIS, afinal amigo é coisa prá se guardar do lado esquerdo do peito.

HASTA LA VISTA BABY.

Thanks too S.O.S.recados.com e Youtube pelo vídeo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante prá q possamos melhorar e dialogar cada vez mais!