BOA NOITE GALERINHA DO BEM!
Hoje é o dia dedicado ao evangelista Lucas que era o único não judeu e o único que não conheceu Jesus pelo menos em suas andanças aqui na terra. Penso ser muito apropriada essa postagem para o dia e porisso estou revisitando-a; hoje também é o "Dia do Médico", não por coincidencia esta postagem falando de Lucas e falando de médicos de homens e de almas. Espero que gostem, aproveitem e reflitam sobre.
Olá amigos e amigas!
"Lokah samasta sukhino bhavantu". É uma prece em sânscrito que significa algo mais ou menos como : " que todos os seres, em todos os lugares. sejam felizes ".
Tenho me questionado muito a respeito disso; como posso estar feliz se meu irmão não está feliz?
Assistindo a uma reportagem ontém, 15/04 no programa "Domingo Espetacular" da Rede Record, conheci a história do Dr.Marcelo lá de São Paulo (tentei encontrar o sobrenome mas não obtive êxito), médico, recém formado, que deixou todos seus outros afazeres para cuidar dos dependentes na cracolândia e que morreu misteriosamente como a reportagem mesmo salienta, vítima de edema pulmonar.
Lembrei-me imediatamente de um livro que lí há muitos anos atrás "Médico de homens e almas" de Taylor Caldwell que narra a história de Lucas, o único apóstolo que não era judeu; Lucas era médico, pintor, músico e historiador e foi também o único apóstolo que não conheceu Jesus.
A reportagem creio eu, continuará e poderei me aprofundar e conhecer ainda mais o trabalho do Dr.Marcelo que por analogia e guardadas as devidas proporções óbviamente, comparei imediatamente com o personagem "São Lucas" do livro.
Importante salientar, que me vêm à mente todos esses arquivos de memória, pois na referida reportagem, mostrou-se o "por dentro" dos edifícios onde os dependentes fumavam crack e alí ficavam, e imediatamente também, recordei do filme Ben Hur que reassisti recentemente (já falei sobre isso no blog) e que teve a mãe e irmã segregadas, condenadas a viver uma parte da vida num leprosário.
O que era a cracolândia, senão um leprosário da era moderna?. Pessoas que por vontade própria, e essa vontade própria é muito muito entre aspas, se isolam do mundo, se separam da família, largam emprego, filhos, tudo que lhes é mais querido, para viver num lugar como aquele, realmente uma morte em vida.
Já falei aqui no Blog também, que muitas vezes ví ao vivo essas imagens em minhas idas a São Paulo visitar a família; todo aquele contingente de seres humanos, perambulando pelas ruas onde outrora perambulavam outro tipo de segregados (as prostitutas, a antiga boca do lixo que posteriormente se transformou na cracolândia) e tudo aquilo me parecia extremamente surreal, lembrei-me do filme" Resident Evil ", e todas aquelas pessoas andando prá lá e prá cá balbuciando palavras desconexas, me traziam à tona o filme, aliás, parecia que eu estava dentro do filme, cercado de "zumbis" por todos os lados.
Então, me parece oportuna a comparação do Dr.Marcelo ao Dr.Lucas apóstolo.
Só para finalizar, estarei oportunamente reabordando o assunto, ví na reportagem, tenho lido, pesquisado, e sei que realmente os dependentes da cracolândia, só foram desalojados e se espalharam pela região, inclusive lí alguma coisa sobre o "LADO B" da Nova Luz. Outrossim, mostrou-se uma grávida de 21 anos que foi à procura de ajuda; a diretora de um centro de tratamento, explica ao repórter que não existem vagas para os dependentes! afirma também, que a procura por tratamento, só aumenta, mas a oferta não acompanha essa procura.
Finalizando a matéria, o repórter entrevistou um dependente que está buscando auxílio, querendo se tratar, mas que só obteve um: estamos à espera de vagas.
Na mesma reportagem, noticia-se que São Paulo receberá 6,4 milhões até o final do ano para o enfrentamento ao crack!
Não estou criticando posturas e ações, só estou relatando algo que tenho acompanhado. Talvez nesse ano, não venhamos a ouvir tanto a cantilena, pois as eleições será sómente para prefeitos, vice e vereadores, mas com certeza no ano que vêm, ouviremos novamente alguns cidadãos nos jornais, televisões, palanques, berrando a plenos pulmões que: "precisamos fazer alguma coisa contra o crack". AFF
Falei tudo isso, pois me parece que "algumas pessoas", "alguns setores", só fazem alarde, mas atitudes concretas bem pouco.
Aliás, cito novamente o Dr. Antonio Nery Filho, idealizador do primeiro consultório de rua, coordenador do CETAD (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas) que diz o seguinte: "O crack foi alçado a uma posição na saúde pública brasileira que não corresponde à realidade. Sobretudo se comparado ao álcool e tabaco (...) ele se reduz a população específica (...) não tem uma dimensão que mereça esse engajamento (do governo federal)".
No meu modesto entendimento, dá prá se fazer mais, muito, muito mais.
Então, por enquanto, viva o Dr. Marcelo médico também de homens e almas (vide depoimento de algumas pessoas por ele atendidas), viva o Dr. Antonio Nery, e viva àquelas pessoas que efetivamente arregaçam as mangas e fazem algo em prol do ser humano.
Tô tentando fazer a minha parte; estou falando de...................
Aproximar-se de vibrações (coisas, objetos, pessoas) positivas, repara as mágoas, nutre o espírito, e repara até a alma.
Olho vivo porque cavalo continua não descendo escada!
Abraços a todos.
BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE
Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante prá q possamos melhorar e dialogar cada vez mais!