BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE

Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

WA BOP A LU BOP A LOM BAM BOOM! (TUTTI-FRUTTI) SÓ FALANDO, SÓ FALANDO!

OLÁ GALERINHA DO BEM! GALERINHA DA PAZ!
Ói nóis aqui trá veiz!
O que fazer para convencer alguns pais que os filhos são dependentes cruzados, que não podem beber?
Porque vocês imaginam (aqueles que não tem conhecimento óbviamente) que Biotônico Fontoura, lembra dele? aquele prá abrir o apetite, agora vêm com a inscrição: Não contém álcool!
O então mais recentemente os Listerines e outros enxaguantes bucais, também: Não contém álcool!
Porque será?
Você sabia por exemplo que nas comunidades terapêuticas (as sérias óbviamente) é proibido à pessoa que está em tratamento levar desodorante (líquido) para o quarto? ou então perfumes? porque será?
Será, porque o cidadão quando está em crise de abstinência, toma tudo aquilo que contiver álcool. Detalhe!
Não só os dependentes exclusivos do álcool (os alcoolistas), mas também os dependentes de outras substâncias, que como já disse aqui mesmo no blog muitas vêzes são dependentes cruzados ou seja: dependentes de outras substâncias (maconha, cocaína, crack, anfetaminas, etc) e também dependentes do álcool.
Conheço pessoas, que não fumam (tabaco) cotidianamente, mas que ao tomar uma ou duas cervejas, desembestam a fumar, chegando a fumar um maço de cigarros enquanto estão tomando as cervejinhas.
Bom! com relação aos adictos, o processo é semelhante; o cidadão é dependente de outras drogas, e muitas vezes não aceita que têm problemas com o álcool também, tudo isso devidamente incentivado pela sociedade e pela própria família. Toma uma, duas, três cervejas, e lá vai o cidadão correndo para a biqueira (local onde se vendem drogas) buscar sua droga de preferência.
É o ÓÓÓÓÓ do borogodó sim Senhor!
Então o cidadão, sai de um tratamento, ou está buscando sua sobriedade através dos grupos de auto-ajuda, e volta para um lar, onde se bebe cotidianamente; haverão os moradores da casa (pais, irmãos, esposas, esposos enfim....) procurar abrir mão do álcool, pelo menos dentro da residência.
Teu filho, tua filha, teu marido, tua esposa, teu neto (a), teu ente querido enfim é um dependente? parabéns, você se tornou um co-dependente. Explico: O familiar, o colega de trabalho, o chefe, colega/amigo, vizinho e toda aquela galera que procura remover (minimizar) as consequências do uso/abuso de drogas do dependente, para na maioria das vêzes esconder os acontecimentos, e com isso facilitar a vida do dependente químico  (é tudo o que ele quer), é um co-dependente.
Há algum tempo atrás, conversando com o pai de um dependente (uma pessoa muito esclarecida em vários assuntos, extremamente inteligente e bem situado financeiramente), perguntei a ele: "Dr.Cidadão"? o senhor sabe que tipo de drogas seu filho anda fazendo uso? álcool, maconha, cocaína, algum derivado dela, ou medicamentos? (ah! ocorreu esse diálogo, porque o referido cidadão veio pedir algum tipo de ajuda).
Veio então a resposta: oras Benatti! ele deve estar cheirando muitas carreiras; as cervejinhas nunca afetaram o (.......) e remédios? oras, remédios foram feitos para curar as pessoas, não torná-las dependentes.
Minha vontade foi dizer a ele que como sabia de tudo, certamente não precisaria de ajuda, mas óbvio que não fiz isso, pois como especifiquei acima, o cidadão tornou-se um co-dependente, e nega, nega, nega uma porção de fatos, assim como o próprio dependente.
Expliquei a ele, que assim como estava me dizendo aquilo, talvez milhares, milhões de pessoas no mundo inteiro têm essa mesma visão deturpada da dependência, ou falta de informação mesmo; e falei a respeito da doença da adicção, um adicto, é pura e simplesmente, uma pessoa (homem ou mulher) cuja vida é controlada pelas drogas (e pense, álcool é um droga poderosíssima, maconha é droga). Estávamos em poder de uma doença que é progressiva, que se manifesta de maneiras anti-sociais, o que torna ainda mais difícil perceber, dar nome e tratar e que se não tratada a tempo, acaba em prisões, internamentos, ou até mesmo morte.Falei a ele também, que quando do retorno do dependente ao lar, a família (e vejo casos e mais casos ocorrer) por desinformação, muitas vezes oferece uma cerveja ao dependente, pensando que a mesma não fará mal, que a pessoa tinha problemas com outras drogas e que agora, por exemplo, o cidadão só irá beber como eu  (ele, o familiar) ou seja: socialmente.
Gente: NÃO EXISTE ADICTO SOCIAL!
Seria mais ou menos, a mesma insanidade por exemplo, um dependente de álcool (que passou por um tratamento), dizer: bom! eu tinha problemas com álcool, sei que não posso tomar álcool, mas posso fumar crack por exemplo? AFF! Pois é aff mesmo!
Dito isso e outras cositas más, o "Dr.Cidadão" me disse: sabe que eu nunca havia enxergado as coisas por êste ângulo?
Então, emendei, da próxima vez que pensar em convidar seu filho para uma inocente cervejinha, lembre que para ele, ela não terá nada de inocente, pode acreditar.
É a dependência cruzada!. É uma salada mista!. É tutti-frutti!
Wa bop a lu bop a lom bam boom!
Nosso remédio entra pelos ouvidos e sai pela boca! Temos de evitar o primeiro gole, o primeiro cigarrinho do capeta, a primeira paulada, o primeiro seja lá o que for!
Porque amigo, existe um ditado e é muito VERO! Aonde passa um boi, fatalmente vai passar a boiada!
Ah! Amanhã 12 de Junho, dia dos namorados! Beija sua namorada, seu namorado, sua esposa, seu esposo, sua ficante, seu "ficanto", sua companheira, seu companheiro!
O que? não têm nada disso?
Sei lá cara! beija o português da padaria então!
E por falar em beijos! BEIJOS A TODOS E A TODAS!
AH! só mais um detalhe; o número de acessos no Blog da Sobriedade nos Estados Unidos, está igual aos acessos aqui no Brasil. Gostaria então que vocês, dear friends in North America, deixassem comentários e a região em que vivem, para que eu possa direcionar mais um pouco as postagens a vocês.
Muito grato pelo prestígio.
Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu!
Curte aí o tutti-frutti com o Little Richard! Thanks to YOUTUBE







Um comentário:

  1. Adorei!! muito bom saber a importancia de um co-dependente!! bjos
    vania

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante prá q possamos melhorar e dialogar cada vez mais!