BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE

Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!

terça-feira, 15 de maio de 2012

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA - (lá vou eu de novo) família Ê, família A, FAMÍLIA!

ALÔ ALÔ galerinha do bem!

Veja mais recados

Veja mais imagens em www.maniadescraps.com
Boa noite amigos e amigas, leitoras e leitores!
Em 20 de Setembro de 1.993 a ONU ( Organização das Nações Unidas ) através da Resolução 47/237 resolveu que nos dias 15 de Maio de cada ano, comemoraria-se o "DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA".
Instituiu-se então, uma temática para discussão em cada ano; a primeira no ano de 1.994 foi " O papel fundamental das famílias no processo de desenvolvimento humano ". O tema para 2.012 é: " Alcançar um equilíbrio ente trabalho e família ".
Tenho falado semanalmente nas ondas do rádio, na rádio Norte/Sul, afiliada Jovem Pan de Jacarezinho-PR, no programa Comando Geral da comunicadora Márcia Sória; as pessoas perguntam o que fazer para evitar que o filho/filha se envolvam e entrem para o mundo das drogas?. A resposta de minha parte é sempre categórica: mãe, pai, vocês sabem o que seu filho/filha está fazendo neste exato momento?.
Vocês têm acompanhado a evolução escolar de seus filhos? vão à escola se informar a quantas anda o comportamento dos mesmos?
Vocês conhecem os amigos de seus filhos? algum dia já pediram aos filhos para que trouxessem seus amiguinhos, amiguinhas para casa a fim de conhecê-los?
Na mesma rádio Norte/Sul, semana passada, o repórter Edson José apresentou um caso ocorrido se não me engano na cidade de Ourinhos-SP, em que uma garotinha de 12 anos de idade, foi abusada por um cidadão de 68 anos de idade. Agora perguntou eu: os familiares dessa garotinha, sabiam onde ela estava? sabiam o que estava fazendo? sabiam com quem estava se envolvendo? acredito que não.
Penso que o tema proposto para discussão que é equilíbrio entre trabalho e família, passa obrigatóriamente por tudo isto que estou falando e que também falo aos ouvintes da rádio.
Eu sei, todos nós sabemos, que o pai, a mãe enfim, várias pessoas da família precisam batalhar, trabalhar para sustento da mesma, mas há que se distribuir bem o tempo, para que haja esse tipo de controle, esse tipo de fiscalização mesmo, pois assim vários dissabores podem ser evitados, ou pelos menos amenizados.
Refiro-me então, ao filho/filha que está começando a se envolver no mundo perigoso das drogas; se atitudes e comportamentos suspeitos forem detectados logo no início, se houver um acompanhamento efetivo por parte dos membros da família, o problema poderá ser sanado antes que efetivamente torne-se um inconveniente que poderá afetar grandemente toda a estrutura familiar.
Padre Haroldo Rahm, precursor no tratamento em comunidades de dependentes químicos no Brasil, afirma, e eu já citei essas afirmações aqui no blog o seguinte: um ponto importantíssimo é o aprendizado e a observação dos pais. Se o filho ou a filha começa a usar drogas, mamãe e papai ficam cegos, só começam a aprender quando as notas caem, quando talvez a polícia chegue em casa com o filho/filha, ou o professor chame para comunicar sobre as faltas e bagunças. Isto pode ser tarde porque, na saúde, é muito melhor prevenir do que usar remédios ( livro UMA SÓ PALAVRA de Romina Miranda Cerchiaro - Libélula Publicações - SP ).
E ainda, existe uma outra máxima que diz: " Dize-me com quem andas e eu te direi quem és! ".
Então, deve haver realmente equilíbrio entre trabalho e família, para que os pais possam verdadeiramente se ocupar da educação e acompanhamento das diversas fases de crescimento de seus filhos/as.
Tenho dito também que, a família é a base, o alicerce fundamental no processo de recuperação de dependentes químicos, e para que isso ocorra, a família deve estar estruturada e muito bem equilibrada em seu funcionamento. ( quero frisar que a família nos moldes que ela está assumindo nos dias de hoje, nem sempre papai, mamãe e filhinhos/as).
O maior homem de todos os tempos um dia disse: "dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus"; isto me remete novamente ao tema: trabalhar sim, mas cuidar da família também, em meu modo de ver, equilibrar realmente as ações, para que não hajam futuras distorções, nem no trabalho, nem na família.
Gostaria de finalizar com palavras de Monica Monastério de Madrid/Espanha e que também já citei aqui no blog: " Se o autoritarismo suplanta, o permissível sufoca ",
Os limites abrigam o indivíduo com amor ilimitado e profundo respeito.
Meu! vai lá ver o que o teu filho tá fazendo, vai!
Família, Família, vive junto todo dia, nunca perde essa mania. A mãe morre de medo de barata, o pai vive com medo de ladrão. Jogaram inseticida pela casa, botaram um cadeado no portão (TITÃS, Cabeça Dinossauro 1986).
Hasta la vista baby!


Um comentário:

Seu comentário é muito importante prá q possamos melhorar e dialogar cada vez mais!