BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE

Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

OLÁ AMIGOS (AS), SEGUIDORES (AS), LEITORES (AS):
Estou retomando o BLOG DA SOBRIEDADE que andou meio parado por conta de acontecimentos que
me deixaram triste; afinal de contas cortaram meus patrocinadores por conta de pessoas que tenho certeza
queriam " me ajudar " , mas que acabaram prejudicando imensamente, clicando indiscriminadamente nos anúncios, achando que eu ganharia mais dessa forma. É um pensamento totalmente inadequado e incorreto.
Temos novos patrocinadores, excelentes patrocinadores e gostaríamos que os prestigiassem, vendo, clicando, comprando, se cadastrando, enfim, mas dentro de uma normalidade, de uma forma correta de agir.
Estarei veiculando novos artigos, leia, reflita, deixe seus comentários, entre em contato, siga, pois o objetivo deste blog é informar, atualizar, conscientizar a respeito principalmente das dependências químicas, "MAL" que afeta tantas pessoas em nosso município, estado, país e quiçá no mundo inteiro.
Abaixo transcrevemos a definição de saúde da OMS (organização mundial de saúde).
SAÚDE =  Estado dinâmico de completo bem-estar: FÍSICO, MENTAL, SOCIAL E ESPIRITUAL, não consistindo sómente na ausência de uma doença ou enfermidade.
Porque a abordagem do tema?
° Porque aproximadamente 5% da população mundial acima dos 15 anos de idade consomem algum tipo de substância ilícita.
° Porque o consumo de drogas, lícitas e ilícitas, tem aumentado mundialmente.
° Porque este é um tema atual, muito discutido em nossa sociedade e que interfere, direta ou indiretamente na qualidade de vida de todos nós.
O uso abusivo de substâncias psicoativas é uma atividade humana que envolve grande complexidade, pois inclui aspectos bilógicos, psicológicos, sociais, culturais, jurídicos, políticos, religiosos, etc.
Aliás, no último dia 12 de Dezembro de 2011, nossa presidenta Dilma, anunciou a liberação de recursos na ordem de R$ 4 bilhões até 2014 para combate/prevenção ao crack e "OUTRAS DROGAS".
Dr.Marcelo Santa Cruz (coord.programa de estudos e assistência ao Uso indevido de drogas - Projad - do Instituto de Psiquiatria da UFRJ)
Um novo olhar sobre o uso de drogas Unidade 8: Redução de danos, Prevenção e Assistência, pg.147 (2010)
Dependência Química.
Conhecer para cooperar...
Fonte: SENAD/CEBRID/II Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil,2005
Parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas (CEBRID) (UNIFESP - 2009)
Dados compilados de palestra do Dr. Sérgio Irikura no AMOR EXIGENTE.
Para finalizar a notícia da liberação da verba de R$ 4 bilhões pela presidente Dilma até 2014, o Dr. Antonio Nery Filho criador do " Consultório de rua " novo mecanismo de abordagem aos usuários de drogas em entrevista a Andréia Sadi/Johanna Nublat da Folha de São Paulo, afirma que " O crack foi alçado a uma posição na saúde pública brasileira que não corresponde à realidade. Sobretudo se comparado ao álcool e tabaco (...) ele se reduz a uma população específica (...) não tem uma dimensão que mereça esse engajamento (do Governo Federal).
De acordo com a OMS o consumo abusivo de Álcool é responsável por mais de 2 milhões de mortes em todo o planeta ( sabe o custo que isso significa? )
No Brasil são 19 milhões de pessoas que sofrem da dependência ou abuso do álcool. ( CONSIDERANDO-SE UMA POPULAÇÃO DE 190 MILHÕES, ISSO ASSUME NÚMEROS ASSUSTADORES OU SEJA = 10% DE TODA POPULAÇÃO)
Abuso significa problemas; pessoas que bebem e não vão trabalhar no dia seguinte, ou chegam atrasadas ao trabalho ou que provocam acidentes de trânsito, acidentes no trabalho, agressões ou rendimento abaixo das expectativas no próprio trabalho.
Então, penso que deveria se criar campanhas dirigidas realmente ao futuro consumidor de álcool (crianças e adolescentes).
Porque não dar um dimensionamento igual às campanhas contra o tabaco?
Particularmente esta é minha opinião, não tenho nada contra quem bebe, contra quem fabrica, vende, etc.
Tenho sim, contra o uso abusivo pois sei que o Alcoolismo é uma doença familiar ou seja: o dependente está no fundo do poço e a família inteira está lá juntinho com o mesmo.
Estamos já no ano 12 do novo milênio, fala-se muito de salvem o planeta, ecologia, qualidade de vida e porque não começarmos a tratar o Álcool como deve ser tratado: como DROGA! Droga lícita, mas ainda assim Droga. Mostrarmos à juventude os malefícios e os perigos que ele nos traz.
Ou será que não estamos interessados?
Pense!

APROVEITANDO O ENSEJO, FELIZ 2012 A TODOS
SAÚDE E PAZ!
O RESTANTE, VAMOS TER QUE CORRER ATRÁS.

Um comentário:

  1. Boa noite,fico muito feliz por ta de volta seu blog,que você consiga alcançar todos seus objetivos,trazendo de volta as suas palavras,lindas,a qual você posta no seu blog...estou aqui torcendo muito por você,nunca esqueça disso...boa sorte meu amigo,que Deus abençoe em tudo a sua vida...beijos..fica com Deus

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante prá q possamos melhorar e dialogar cada vez mais!