BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE

Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

FELIZ DIA DO AMIGO/CRIANÇAS NAS CRACOLÂNDIAS!

Bom dia aos meus novos amigos, aos velhos amigos, aos amigos do peito, aos amigos distantes, aos amigos presentes diáriamente, aos amigos que virão. Como diria o bituca (Milton Nascimento), amigo é coisa prá se guardar do lado esquerdo do peito dentro do coração ( e aí uma polêmica ou semi-polêmica? O coração fica no meio! he he he) mas nessa nossa caminhada em busca de sobriedade, um dia de cada vez, deparamo-nos com uma infinidade de amigos (infinidade mesmo) e aprendemos, pelo menos eu aprendi a valorizar realmente o significado da palavra " amigo ". Pessoas que se importam relativamente, pessoas que se importam muito , pessoas que não se importam, tudo junto e misturado; pessoas que sentam ao nosso lado nos momentos de angústia e aflição e que nada dizem, e não precisam dizer nada, tá implícito o tamo juntos, tá implícito o " eu tô aqui se precisar ", pessoas que se aproximam sómente nos momentos de necessidade e depois ainda saem te chamando de "babaca", pessoas que você pensa que pode contar, mas na hora H,  sempre saem pela tangente enfim, tudo isso são partes da grande teia chamada nossa vida e eu só posso agradecer ao meu Deus por ter colocado todas essas pessoas em minha vida, meus amigos! Bendito aquele que têm pelo menos um amigo verdadeiro; eu tenho vários! Obrigado a todos.
Mas o que têm a ver o dia do amigo com crianças na cracolândia? Nada a ver! ou Tudo a ver! Oportuníssima a reportagem apresentada pela GLOBO no profissão repórter! Nada que eu já não esteja careca de saber! mas as pessoas se espantam! isso é no Brasil? kkkkkkkkkkk
Isso amigo, é aí no seu bairro, na sua vila, no seu estado, no seu mundo.Mães que acorrentam os filhos ao pé da cama para que possam sair para trabalhar e a "criança" não saia prá fumar pedra! Ô loko Benatti aonde acontece isso? Aí, bem pertinho de você e você não sabe, ou talvez até mesmo finja que não sabe.
As "Literaturas especializadas" definem droga como TODA E QUALQUER SUBSTÂNCIA que tenha a capacidade de alterar nosso humor, de alterar nossa maneira de pensar, nosso raciocínio! Os adictos (eu sou um deles só que não mais na ativa) usam substâncias para buscar prazer, para buscar um mundo a parte, um mundo ideal sei lá! Mas e essas crianças? Estarão também buscando prazer? Acredito que não! São frutos de um sistema arcaico, falido, comprometido, de uma desestrutura familiar total, de uma inexistência estrutural. Em meus anos de adicção ativa, e em meus anos de trabalho com dependentes químicos inclusive com crianças e adolescentes, ví e ouvi relatos por exemplo de crianças que cheiravam cola para matar a fome!
Mas "perae" Benatti cola mata a fome? Não! Mas dá a sensação de saciedade, esquece-se a fome!
E o que dizer dos molequinhos perambulando pelas ruas com os corotinhos na mão? Não vamos nos esquecer de quem vende cola prá crianças, de quem vende álcool prá crianças! Todo mundo fala dos traficantes, mas um respeitável dono de loja, dono de bar que vende isso às crianças não é talvez um traficante da pior espécie pois ele é regulamentado?
Bom, tô divagando sobre assuntos, temas, Mãe acorrenta filho, moleque cheira cola, anda com corote, que miscelânea não é? neh? E o que afinal tudo isso tem a ver com o dia do amigo cacete? Bom como posso me auto-intitular filho de Deus, se não considero essas crianças meus irmãos? Não sou dono do mundo, mas sou filho do dono? (adesivo de fusca velho) não é? Eu vejo uma reportagem dessas, me horrorizo momentâneamente, fico chocado e vou dormir o sono dos justos! Ah, isso é um problema do governo, das autoridades competentes! Aliás, autoridade competente é só uma forma de dizer não é? O mais correto seria autoridades incompetentes (he he he de novo).
Já experimentou se colocar na pele de uma mãe, de um pai de uma dessas crianças? O que fazer? A quem recorrer?
O que posso fazer? Bom, pode começar fazendo sua parte dentro de seu lar! Dialogar, informar seus filhos, falar e discorrer abertamente sobre todos os assuntos, posso partir para a solução de problemas quando falo sobre eles, quando discuto, quando encaro os problemas e talvez admita que existe um problema, aliás um grande problema que precisa de uma discussão a nível familiar, comunitário, bairrístico, na cidade, no estado e no País quiçá no mundo.
Ah mas as autoridades fazem de conta que não estão vendo! e será que eu, nós não fazemos o mesmo?
Não é mais fácil ignorar? Até quando? Ah, mas isso não acontece na minha família, graças a Deus! não mesmo?
O que podemos fazer? O que posso fazer? Como podemos salvar nossas crianças?
Aliás, voltando ao assunto do debate familiar, mais importante do que o debate, talvez sejam os atos: As palavras convencem, mas só os exemplos arrastam!
Filho não use drogas e encho a cara diáriamente em meu lar, maltrato esposa, filhos, dou show, pago mico!
Mas eu não uso drogas! Usa sim, enche a cara todo dia pau d'água!
Oportunamente, discorrerei mais sobre o assunto. Por hoje, feliz dia do amigo e um questionamento: O que posso fazer? Qual é a parte que me cabe nisso tudo? Oh não esqueça, isso tudo acontece aí do seu ladinho!
Ou vai fazer como na musica? Tudo isso acontecendo e eu sentado aqui na praça dando milho aos pombos. Hoje atualizando esta postagem, lembrei de falar novamente algo que constatei ontém pelo Jornal Nacional; Governo fecha prédios na cracolândia! legal né? acabou a cracolândia! Aleluia! E lá vamos ver reportagens de pessoas dizendo, reclamando enfim que os dependentes estão aqui, ali, acolá! Foi só uma mudança de local, um paliativo porque o problema não desapareceu como num passe de mágica. É preciso investir-se em internações, em clínicas de rua, e principalmente investir em pessoas habilitadas a fazer um téte a téte com esses dependentes e convencê-los que existe luz no final do túnel. Tem que ser gente preparada, não aqueles que ficam elaborando teorias mirabolantes que só funcionam no papel, mas na prática não vira nada. Estou esperando as próximas campanhas eleitorais pois há se ser o crack novamente o "Super Star" das promessas, mas de praticidade, de real quase nada! E os caras continuam sentados na praça dando milho aos pombos! Ai ai ai....... Agora eles ficam só observando as menininhas dando milho, nem se dão mais ao trabalho! Eita ferro! Fui.............................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante prá q possamos melhorar e dialogar cada vez mais!