BEM VINDO AO BLOG DA SOBRIEDADE

Adicione artigos, fale sobre suas dificuldades em viver "UM DIA DE CADA VEZ" sem fazer uso de substâncias que turvem nossa capacidade de raciocinar, que alterem nosso humor! Te lembra disso? NOSSO REMÉDIO ENTRA PELOS OUVIDOS E SAI PELA BOCA. Viaje em nosso blog!

terça-feira, 13 de abril de 2010

QUAIS SÃO OS SINAIS QUE O JOVEM DÁ QUE ELE ESTÁ SE METENDO EM ENCRENCA

ALÔ ALÔ GALERINHA DO BEM!
Só revisitando esta postagem e continuo pensando ser muito oportuna. Muita gente me pergunta a respeito desses sinais e como a postagem é uma das primeiras lançadas no Blog, penso ser interessante colocá-la novamente em evidência.
Gostaria mais uma vez de agradecer aos leitores, leitoras e salientar que os acessos do Blog da Sobriedade nos Estados Unidos já estão "brigando" com os acessos no Brasil o que me deixa muito feliz; já citei também que tenho muuuuuuuitos acessos na Rússia! é mole? pena que eu não tenha no teclado, caracteres prá poder mandar uma mensagem aos leitores da Rússia  (em Russo óbviamente) mas vai aqui meu abraço, minha satisfação e meu desejo de continuar cada vez mais na proposta do Blog que é esclarecer, discutir e conscientizar a respeito da dependência química.




1-Mudanças abruptas de comportamento: geralmente irritabilidade, isolamento dos familiares, rompimento de relações antigas.
2-Queda repentina no desempenho escolar: piora de notas, problemas disciplinares, faltas e tentativas de burlar a escola através de cola ou impedimento que as informações cheguem aos pais.
3-Mentiras, tentativas frequentes de minimizar situações. Promessas de melhora de comportamento quebradas. Mentiras cada vez mais fantasiosas e negação progressiva da realidade.
4-Pequenos atos de delinquência: venda de utensílios pessoais como tênis ou relógio, que quase sempre terminam em mentiras como "fui assaltado", "perdi". Aumento nas solicitações de dinheiro, com justificativas frágeis para o pedido. Sumiço de objetos de dentro de casa, objetos domésticos, usados para "fazer" dinheiro para a compra de drogas.
5-Alterações de hábitos de sono (menor necessidade de sono, ou ao contrário sonolência excessiva) e apetite (emagrecimento motivado), irregularidade de hábitos alimentares (alternância de jejuns prolongados com períodos de grande voracidade).
6-Envolvimento com "novos amigos" que o jovem hesita em trazaer para o convívio familiar. Episódios frequentes de brigas de turmas, com uso de violência.
7-O jovem passa cada vez mais tempo fora de casa. Olhos frequentemente vermelhos e injetados, coriza constante e ou dificuldade de concentração, memória e raciocínio, podem ser sinais de uso recente de drogas.
É IMPORTANTE FRISAR: qualquer um desses sinais, quando isolados, não servem para "comprovar" que o jovem está usando drogas! Esses sinais estão presentes em alguns transtornos psíquicos e nunca poderão ser usados para "provar" que alguém é ou não usuário e/ou dependente de drogas.
LEMBRE-SE: ÁLCOOL É DROGA, MACONHA É DROGA!
NÃO EXISTE DROGA LEVE/DROGA PESADA (O que existe são processos que geralmente começam no álcool ou na própria maconha que se desenvolvem havendo então a troca de substâncias, geralmente para as mais potentes).

sexta-feira, 9 de abril de 2010

NÃO FALE MAL DE PESSOAS AUSENTES

Não fale mal de pessoas ausentes. Boca fechada não expressa a fala e segreda e protege o pensamento. Tenha o controle da chave. Não abra-a para deixar sair o que poderá voltar contra você. Seja sábio, discreto, perspicaz. Falar mal das pessoas na ausencia é o mesmo que apunhalar pelas costas. Resguarde-se. Depois que é proferida a voz ela não volta mais para dentro da garganta.
Contenha o ímpeto de opinar. Pense, mas retenha para si mesmo sua opinião. Deixe surgir o momento adequado para expressá-la. Palavras maldosas são como lavas arremessadas pela boca; onde atingem, destroem. Fale bem. O que existe dentro de uma pessoa pode ser "visto" pelas coisas que ela diz.
Faça da língua boa mensageira!
Aqueles que ouvem saberão do seu íntegro caráter, e que você jamais falará delas quando estiverem ausentes.
Pequenas Lições de Sabedoria - Inácio Dantas.