Só revisitando esta postagem e continuo pensando ser muito oportuna. Muita gente me pergunta a respeito desses sinais e como a postagem é uma das primeiras lançadas no Blog, penso ser interessante colocá-la novamente em evidência.
Gostaria mais uma vez de agradecer aos leitores, leitoras e salientar que os acessos do Blog da Sobriedade nos Estados Unidos já estão "brigando" com os acessos no Brasil o que me deixa muito feliz; já citei também que tenho muuuuuuuitos acessos na Rússia! é mole? pena que eu não tenha no teclado, caracteres prá poder mandar uma mensagem aos leitores da Rússia (em Russo óbviamente) mas vai aqui meu abraço, minha satisfação e meu desejo de continuar cada vez mais na proposta do Blog que é esclarecer, discutir e conscientizar a respeito da dependência química.
1-Mudanças abruptas de comportamento: geralmente irritabilidade, isolamento dos familiares, rompimento de relações antigas.
2-Queda repentina no desempenho escolar: piora de notas, problemas disciplinares, faltas e tentativas de burlar a escola através de cola ou impedimento que as informações cheguem aos pais.
3-Mentiras, tentativas frequentes de minimizar situações. Promessas de melhora de comportamento quebradas. Mentiras cada vez mais fantasiosas e negação progressiva da realidade.
4-Pequenos atos de delinquência: venda de utensílios pessoais como tênis ou relógio, que quase sempre terminam em mentiras como "fui assaltado", "perdi". Aumento nas solicitações de dinheiro, com justificativas frágeis para o pedido. Sumiço de objetos de dentro de casa, objetos domésticos, usados para "fazer" dinheiro para a compra de drogas.
5-Alterações de hábitos de sono (menor necessidade de sono, ou ao contrário sonolência excessiva) e apetite (emagrecimento motivado), irregularidade de hábitos alimentares (alternância de jejuns prolongados com períodos de grande voracidade).
6-Envolvimento com "novos amigos" que o jovem hesita em trazaer para o convívio familiar. Episódios frequentes de brigas de turmas, com uso de violência.
7-O jovem passa cada vez mais tempo fora de casa. Olhos frequentemente vermelhos e injetados, coriza constante e ou dificuldade de concentração, memória e raciocínio, podem ser sinais de uso recente de drogas.
É IMPORTANTE FRISAR: qualquer um desses sinais, quando isolados, não servem para "comprovar" que o jovem está usando drogas! Esses sinais estão presentes em alguns transtornos psíquicos e nunca poderão ser usados para "provar" que alguém é ou não usuário e/ou dependente de drogas.
LEMBRE-SE: ÁLCOOL É DROGA, MACONHA É DROGA!
NÃO EXISTE DROGA LEVE/DROGA PESADA (O que existe são processos que geralmente começam no álcool ou na própria maconha que se desenvolvem havendo então a troca de substâncias, geralmente para as mais potentes).